Como estamos vendo na série de programas inaugurada com a conversa com as enfermeiras, seguida do bate-papo com entregadores, chegou a vez de conversar com outros trabalhadores e trabalhadoras que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, colhendo e trazendo as informações essenciais para a população.
Como nos demais programas, o que queremos saber é em que tais condições essas pessoas estão trabalhando, pois se pretendemos sair da pandemia melhor do que entramos nela temos que, em primeiro lugar, além de reconhecer a importância daqueles que estão salvando vidas, afastar, de vez, a situação de precariedade jurídica a que foram conduzidos, sobretudo após a “reforma” trabalhista.
E talvez estejamos nos afastando cada vez mais da construção de uma sociedade economicamente, vez que, como estamos vendo nesta série de programas, as condições de trabalho e de vida desses trabalhadores e trabalhadoras piorou durante a pandemia.
Os profissionais com quem vamos conversar no próximo programa têm enfrentado, ainda, a ira de uma parcela da população a quem o conhecimento dos fatos não interessa, vez que preferem impor a sua visão de mundo por meio de memes e fake news.
Do ponto da disputa de interpretações sobre os fatos, chegamos ao ponto da tentativa de evitar que os fatos sejam expostos. Não se discute mais a notícia, ataca-se o mensageiro dela e, sobretudo, aqueles que vão até onde os fatos ocorrem.
Por outro lado, verifica-se nos veículos de informação uma intensa campanha pela valorização dos profissionais de saúde e tantos outros, mas quase nada essas mesmas empresas têm dado espaço para falar das condições de trabalho e de vida de seus trabalhadores, que, da mesma forma, têm se mostrado essenciais.
Enfim, cumprindo o seu objetivo, o Resenha Trabalhista deste sábado, vai ouvir essas pessoas e, certamente, aprender muito com sua experiência de trabalho e de vida.
Ficamos, então, combinados:
Resenha Trabalhista – Programa XI: “A condição de trabalho de jornalistas e trabalhadores e trabalhadoras em empresas de radiodifusão e televisão”
Participação: Jorge Luiz Souto Maior
Um bate-papo com:
- Paulo Zocchi - presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo - vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) - jornalista - empregado da Editora Abril (licenciado);
- Lílian Parise - jornalista - secretária de Sindicalização do SJSP;
- Sergio Ipoldo Guimarães - diretor-coordenador do Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo - técnico em meteorologia da fundação padre Anchieta rádio e TV Cultura.
Sábado, 06/06 às 19h
Transmissão pelos canais:
https://www.youtube.com/watch?v=kGxaznMOBF0
https://www.facebook.com/JorgeLuisSoutoMaior/videos/553452092200827/
Até lá!
Jorge Souto Maior