Prezados e Prezadas, Tenho nome. Me chamo Manuela Morais. Sou a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Em nome do XI de Agosto, saúdo todas as organizações, estudantes e personalidades presentes neste espaço. Não há dúvidas do marco histórico que a presença de cada um aqui representa.
Como a primeira entidade estudantil fundada no Brasil, consideramos que era preferível que não houvesse, após 45 anos, a necessidade de uma nova carta aos brasileiros. Hoje, no entanto, surge como tarefa democrática a união de diversos setores da sociedade para defender as liberdades e os direitos pelos quais uma geração inteira de lutadores deram a vida para conquistar. É por essa razão que nós nos congregamos hoje.
Além dessa tarefa, faz-se necessária uma nova carta aos brasileiros e brasileiras para atualizá-la frente ao novo paradigma de lutas que estão colocadas na atual realidade nacional: se antes as universidades eram para poucos, hoje novos rostos, cores e saberes diversificam os espaços de poder político e intelectual no Brasil.