Jorge Luiz Souto Maior
  • Capa
  • Sobre o Site
    • Apresentação
    • Sobre o Autor
    • Pesquisar no SIte
    • Entre em Contato
    • Facebook
  • Blog
  • Produção
    • Artigos (divisão por temas) >
      • Acidentes do Trabalho
      • Ataques e Resistências aos direitos Trabalhistas
      • Direitos Humanos
      • Direitos Sociais
      • Economia (Crise Econômica)
      • Educação
      • Futebol
      • Greve
      • Justiça do Trabalho
      • Manifestações
      • Política
      • Prosa e Verso
      • Terceirização
      • USP em greve
    • Artigos (ordem cronológica) >
      • De 1990 a 2002 (de Collor a FHC): o neoliberalismo em marcha
      • De 2003 em diante (Lula e Dilma): da esperança ao continuismo
    • Livros
    • Participação em Obras Coletivas
    • Manifestos
    • Documentários
    • Notas
    • Vídeos
  • Pesquisa
    • Direito do Trabalho no Campo de Batalha >
      • Ataques aos Direitos Trabalhistas
      • Avanços
      • Retrocessos
    • Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC)
  • Ensino
    • CInema e Direito do Trabalho
    • Disciplinas (USP) >
      • Cinema e Direito do Trabalho (4º ano - Noturno)
      • Direito Individual (3º ano - Noturno)
      • Visão Crítica (5º ano - Noturno)
    • Trabalhos Selecionados
  • Indicações
    • Terceirização - Coletânea de Vídeos
    • Indicações feitas no Blog >
      • Artigos
      • Jurisprudência
      • Legislação
      • Literatura
      • Notícias
      • Referências Históricas
      • Vídeos
    • Indicações de Bibliografia
  • Capa
  • Sobre o Site
    • Apresentação
    • Sobre o Autor
    • Pesquisar no SIte
    • Entre em Contato
    • Facebook
  • Blog
  • Produção
    • Artigos (divisão por temas) >
      • Acidentes do Trabalho
      • Ataques e Resistências aos direitos Trabalhistas
      • Direitos Humanos
      • Direitos Sociais
      • Economia (Crise Econômica)
      • Educação
      • Futebol
      • Greve
      • Justiça do Trabalho
      • Manifestações
      • Política
      • Prosa e Verso
      • Terceirização
      • USP em greve
    • Artigos (ordem cronológica) >
      • De 1990 a 2002 (de Collor a FHC): o neoliberalismo em marcha
      • De 2003 em diante (Lula e Dilma): da esperança ao continuismo
    • Livros
    • Participação em Obras Coletivas
    • Manifestos
    • Documentários
    • Notas
    • Vídeos
  • Pesquisa
    • Direito do Trabalho no Campo de Batalha >
      • Ataques aos Direitos Trabalhistas
      • Avanços
      • Retrocessos
    • Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC)
  • Ensino
    • CInema e Direito do Trabalho
    • Disciplinas (USP) >
      • Cinema e Direito do Trabalho (4º ano - Noturno)
      • Direito Individual (3º ano - Noturno)
      • Visão Crítica (5º ano - Noturno)
    • Trabalhos Selecionados
  • Indicações
    • Terceirização - Coletânea de Vídeos
    • Indicações feitas no Blog >
      • Artigos
      • Jurisprudência
      • Legislação
      • Literatura
      • Notícias
      • Referências Históricas
      • Vídeos
    • Indicações de Bibliografia

BLOG

Convenção 193 da OIT: os chocolates não vão sozinhos ao mercado

24/6/2026

0 Comentários

 
Fotografia
Cena do filme: "A Fantástica fábrica de chocolate." Direção de Tim Burton. Produção de Richard D. Zanuck e Brad Grey. Estados Unidos: Warner Bros., 2005.
(*) Texto originariamente publicado no portal do Conjur: https://www.conjur.com.br/2026-jun-19/convencao-193-da-oit-os-chocolates-nao-vao-sozinhos-ao-mercado/                                                                                                                      

                                                                                                                      Igor Cardoso Garcia
                                                                                                                 Jorge Luiz Souto Maior
 
 
                 No dia 11 de junho de 2026, após debates que adentraram a noite, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, na sua 114ª Conferência, que se iniciou em 01 de junho de 2026, realizada em Genebra, Suíça, aprovou a Convenção Internacional sobre Trabalho Decente na Economia de Plataformas (Convenção 193).
          A aprovação vem sendo noticiada como uma “vitória histórica”, a exemplo da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados do Trabalho - Anamatra[1], da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho - ANPT[2], do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Sinait[3] e da Central Única dos Trabalhadores - CUT[4]. Todas essas instituições, importante consignar, enviaram representantes para a Conferência e publicaram notas com fotos sobre o grande evento em seus sites.
          A notícia no site da CUT indica que "Foram 406 votos favoráveis, apenas oito contrários e 36 abstenções, resultado que consolidou uma das mais expressivas aprovações registradas nesta edição da CIT"[5]. Difunde-se, assim, a ideia de que estaríamos diante de um consenso mundial. E um consenso mundial só poderia ser algo bom para todas e todos...
        Quanto ao conteúdo, o principal ponto destacado pela maioria dos defensores da nova Convenção é o seguinte: a Convenção previu, no seu artigo 9º, que a realidade – e não a forma – deve determinar se existe ou não vínculo de emprego entre o trabalhador e a empresa que utiliza a plataforma para explorar sua força de trabalho.
          Houve, inclusive, quem tenha dito que, agora, o STF estaria em grande dificuldade para negar direitos no trabalho por plataformas porque a Convenção 193 da OIT “além de estender direitos fundamentais a trabalhadores autônomos de plataformas, reforçou o princípio da primazia da realidade sobre a forma: a relação de emprego deve ser verificada pelos fatos e não pelos contratos formais, bem ao contrário do que vem julgando o STF”. (https://www.instagram.com/reels/DZfak0ERsIh/)
          Foi falado, também, que se a relação de emprego deve ser examinada a partir dos fatos, o órgão judicial competente para realizar essa tarefa seria, então, inegavelmente, a Justiça do Trabalho, afastando, por conseguinte, o questionamento formulado no Tema 1389.
          Algumas pessoas, como esses que subscrevem o presente texto, expressaram, em grupos de WhatsApp, suas primeiras impressões negativas quanto ao texto da Convenção, mas a crítica foi tomada como um enfrentamento pessoal, uma espécie de desconsideração dos esforços empreendidos pelas diversas pessoas que participaram das reuniões no âmbito da OIT.
          É importante, pois, deixar consignado que a análise aqui formulada não desconsidera, em nenhuma medida, a competência daqueles e daquelas que se envolveram na atividade de contribuir para a formulação da Convenção. Não desconsideramos, também, as dificuldades de se chegar, em ambiente tão diverso, a um texto tido como ideal, ainda mais em razão da necessidade de alcançar realidades muito diferentes mundo afora.
          Nada disso, no entanto, justifica o entendimento de que o “resultado possível” é positivo porque é o máximo que se pode alcançar, sobretudo quando a aludida positividade se extraia mais da boa vontade do intérprete do que do conteúdo do texto da Convenção.
          Vejamos, inicialmente, o teor do citado artigo 9º:
"Todo Miembro adoptará medidas apropiadas para asegurar la clasificación correcta de los trabajadores de plataformas digitales vinculada a la existencia o la inexistencia de una relación de trabajo, basándose principalmente en los hechos relativos a la ejecución del trabajo, la remuneración o el pago del trabajador de plataformas digitales, entre otros elementos, y considerando las especificidades del trabajo que se realiza a través de las plataformas digitales de trabajo"[6]
          Em tradução livre, cada país membro adotará medidas apropriadas para assegurar a correta classificação dos trabalhadores de plataformas digitais, relacionada à existência ou inexistência de uma relação de trabalho, baseando-se principalmente nos fatos relativos à execução do trabalho, à remuneração ou ao pagamento do trabalhador, entre outros elementos, e considerando as especificidades do trabalho que se realiza por meio das plataformas digitais.
          O que está dito é que as medidas de cada país identificarão se existe uma relação de trabalho – leia-se, no caso brasileiro, relação de emprego – no trabalho sob plataformas, e isso deve ser feito tomando por base o modo como o trabalho é executado e remunerado podendo, então, resultar, no efeito da negação da relação de trabalho – ou relação de emprego.
          Em concreto, portanto, nada muda, pois a relação de emprego sempre foi identificada pelos fatos que permeiam a relação. O que pode advir, em termos de novidade, é a negação institucional da relação de emprego nesse tipo de trabalho, que seria, inclusive, reforçada pela aplicação de uma Convenção da OIT, vez que o resultado em favor da inexistência da relação de emprego foi também assegurado pela Convenção 193.
          Mas, se é isso, onde está o comemorado avanço decorrente da nova Convenção?
          Talvez na perversa lógica do mal menor: ao menos há uma Convenção prevendo uma antiga construção teórica em relação ao Direito do Trabalho, que a realidade deve prevalecer sofre a forma.
          Entretanto, há muito mais no citado artigo, possibilitando que cada país adote a legislação que lhe aprouver em relação aos trabalhadores por intermédio de plataformas.
          E aqui talvez um motivo de comemoração de algumas das instituições mencionadas: se cada país pode adotar a legislação que desejar, pois a OIT, à evidência, não adotou uma postura de proteção da classe trabalhadora e definidora da evidente relação de emprego que existe entre os trabalhadores e as empresas que os exploram por meio de plataformas, o Brasil pode adotar quaisquer dos projetos de lei que vêm colocando tais trabalhadores à margem da CLT e, assim, não precisará haver enfrentamento das forças reacionárias e empresariais que vêm atuando na erosão do Direito do Trabalho.
          E se cada país pode adotar a legislação que lhe aprouver, bastando verificar a realidade dos fatos, não há pressão alguma sobre as supremas cortes que, na atual condição de agentes do deus-mercado, vêm concebendo os fatos à luz de suas lentes exclusivas para negar a aplicação das leis de proteção trabalhista. Continuam, como no caso do STF, a se sentir livres para desconsiderar a previsão Constitucional e toda uma construção histórica e social de proteção daqueles que trabalham por conta alheia.
          O fato absoluto e trágico, embora fosse até previsível quando se lembra que a agenda do Trabalho Decente, adotada em 1999, representa uma “adaptação” dos princípios da OIT aos comandos do neoliberalismo, foi que a OIT não se posicionou na direção de uma proteção efetiva do trabalho humano, contrariando, inclusive, seu princípio básico de que o trabalho não é mera mercadoria de comércio.
          Nenhuma dificuldade teria a OIT para reconhecer o que todo mundo sabe: que o trabalho por plataforma não difere, na essência, de todas as demais formas de exploração do trabalho humano sobre as quais incide a rede de proteção trabalhista.
          A discussão sobre a existência de vínculo de emprego entre trabalhadores e operadoras de plataformas é o grande assunto envolvendo o Direito do Trabalho no mundo atualmente, com diversas supremas cortes já tendo declarado o vínculo[7], de maneira que o que se esperava da OIT quanto a esse debate seria indicar o que é evidente: há, pressupostamente, vínculo de emprego entre trabalhadores e operadoras de plataforma, pois o trabalho é subordinado e dependente, inserindo-se na lógica empresarial do operador de plataforma.
          Entretanto, em vez de se posicionar no sentido da proteção da classe trabalhadora, a OIT, uma vez mais, mostra o caminho que vem adotando nessa sua última versão: uma saída que propicia a adoção de qualquer caminho, inclusive o da desproteção de trabalhadores e trabalhadoras, ou de uma proteção qualquer, sem o compromisso efetivo com a constante melhoria das condições de vida da classe trabalhadora; caminho este que os defensores da nova Convenção, em razão de sua boa vontade, parecem não perceber.
          A Convenção, inclusive, vai ao ponto de sugerir a aplicação de alguns direitos – e não a totalidade – aos trabalhadores por plataformas, independente da configuração da relação de emprego, acolhendo, assim, a lógica neoliberal de que alguma garantia, qualquer que seja, é melhor que nenhuma. Transforma direitos fundamentais, que foram duramente conquistados pela classe trabalhadora, em dádivas do Estado e do poder econômico.
          Nesse contexto, a Convenção reforça a ideia de um patamar reduzido de Direitos Fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras por intermédio de plataformas. Nos termos da Convenção, seriam Direitos Fundamentais apenas:
          “a) a liberdade de associação e a liberdade sindical, bem como o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
          b) a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório;
          c) a abolição efetiva do trabalho infantil;
          d) a eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação;
          e) um ambiente de trabalho seguro e saudável.”
          Assim, segundo a OIT da era do Trabalho Decente, não seriam Direitos Fundamentais, por exemplo, a limitação da jornada de trabalho, a irredutibilidade salarial, a proteção contra dispensa arbitrária, os períodos de descanso, tais como o intervalo, o descanso semanal remunerado e as férias.
          Nenhum desses direitos, aliás, a Convenção 193 assegura aos trabalhadores por plataforma e ainda abre espaço para que o mesmo caminho seja trilhado com relação aos trabalhadores e trabalhadoras em geral, afinal, a aparência de mera intermediação no trabalho por plataformas pode se dar em quaisquer tipos de trabalho, nos quais, a exemplo do que se nas atividades exercidas por entregadores e motoristas, os elementos caracterizadores da relação de emprego se fazem pressupostamente presentes. As plataformas, afinal, são apenas ferramentas de controle, funcionais aos objetivos comerciais das empresas proprietárias das plataformas.
          Com relação à prevenção de acidentes do trabalho e à integração dos trabalhadores à Seguridade Social, questões estas essenciais, a Convenção 193 expressou suas pertinentes preocupações, exortando os países a criarem formas jurídicas que atendam esses objetivos. Não as especificou, no entanto. Trata-se de previsão igualmente genérica e desprotetiva, afinal, tais trabalhadores, sob as premissas da Convenção, poderiam ser incluídos à Previdência Social na condição de autônomos e com restrição de direitos, por conseguinte.
          No que tange à remuneração, a Convenção (em seu art. 10) garante somente aos trabalhadores por plataformas que estejam inseridos numa relação de trabalho o recebimento do salário-mínimo, o que, no entanto, perde eficácia sem uma efetiva limitação da jornada de trabalho. De todo modo, o item 3 desse artigo preconiza que os países membros devem definir se o salário-mínimo dever ser aplicados aos motoristas por plataformas que não estejam inseridos numa relação de trabalho, a reforçar a possibilidade dessa configuração dessa configuração de trabalho existir.
          O fato é que até antes da noção cooptada de trabalho decente, a integralidade da rede de proteção trabalhista constituía o patamar mínimo para a exploração do trabalho humano. Agora, a própria OIT consagra a validade de um nível de proteção inferior ao mínimo que havia sido historicamente conquistado pelos trabalhadores e trabalhadoras.
          O mundo do trabalho nunca esteve tão envolto com formas de exploração do trabalho que desconsideram o pacto de solidariedade que, durante décadas, sustentou a sociedade capitalista. Nunca antes o poder das empresas foi tão prevalecente sobre os Estados, notadamente aquelas que dominam a tecnologia.
          Nunca foi, portanto, tão importante a reação institucional em nível internacional para conter a ânsia destruidora e superexploratória das ditas novas formas de submissão tecnológica do trabalho.
          Assim, o que se esperava da OIT era muito mais do que isso. Era que exercesse a atividade para a qual fora criada por meio do Tratado de Versalhes e declarasse a existência do vínculo de emprego entre trabalhadores e operadoras de plataformas, o que constituiria efetivo - ainda que pequeno, bem pequeno – avanço para a classe trabalhadora.
          Mas, se sequer disso foi capaz, podemos nos perguntar: para que tem servido a OIT? Talvez, para propiciar boas e confortáveis estadias em Genebra, regadas a bons cafés e inigualáveis chocolates, levados por entregadores sem vínculo de emprego e sem a acesso à integralidade de direitos trabalhistas.
       Voltássemos à essência, compreenderíamos que os chocolates não se fazem em fantásticas fábricas e que, na qualidade de efetivas mercadorias, não vão sozinhos ao mercado! E que é somente com o consumo da mercadoria que a mágica do capital se realiza!
          São Paulo, 17 de junho de 2026.



[1]https://www.anamatra.org.br/imprensa/noticias/36728-convencao-plat-dig-12jun26, acessado em 12.06.2026, às 16h48.
[2]https://anpt.org.br/comunicacao/noticias/anpt-acompanha-debates-historicos-na-114a-conferencia-internacional-do-trabalho-e-celebra-avanco-na-regulamentacao-do-trabalho-em-plataformas-digitais, acessado em 12.06.2026, às 16h50.
[3]https://www.sinait.org.br/noticia/23235/aprovado-texto-da-convencao-da-oit-que-regulamenta-o-trabalho-realizado-por-meio-de-aplicativos-e-plataformas-digitais, acessado em 12.06.2026, às 16h51.
[4]https://www.cut.org.br/noticias/oit-aprova-convencao-historica-para-trabalhadores-de-aplicativos-por-ampla-maior-5ae7, acessado em 12.06.2026, às 16h52.
[5]https://www.cut.org.br/noticias/oit-aprova-convencao-historica-para-trabalhadores-de-aplicativos-por-ampla-maior-5ae7, acessado em 12.06.2026, às 16h52.
[6]https://www.ilo.org/sites/default/files/2026-06/ILC114-CNP-D4-Final%20text-ES.pdf, acessado em 12.06.2026, às 17h20.
[7]Como é o caso da Espanha, França, Suíça, Holanda, parcialmente o Reino Unido e a União Europeia, por exemplo.
 

0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Pesquisar no site

    Arquivos

    Junho 2026
    Maio 2026
    Abril 2026
    Março 2026
    Fevereiro 2026
    Dezembro 2025
    Novembro 2025
    Outubro 2025
    Setembro 2025
    Agosto 2025
    Julho 2025
    Junho 2025
    Maio 2025
    Abril 2025
    Fevereiro 2025
    Janeiro 2025
    Dezembro 2024
    Novembro 2024
    Outubro 2024
    Agosto 2024
    Julho 2024
    Maio 2024
    Abril 2024
    Março 2024
    Fevereiro 2024
    Janeiro 2024
    Dezembro 2023
    Novembro 2023
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Julho 2023
    Junho 2023
    Maio 2023
    Abril 2023
    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015

© 2016. Jorge Luiz Souto Maior. Todos os direitos reservados.
Editado por João Pedro M. Souto Maior